Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 14 - Na casa do City

Sim, os estádios antigos e centenários fazem parte do grande charme do futebol inglês, mas não dá para não ter uma admiração pelos estádios modernos, cada vez mais espetaculares. Nesse grupo se encontra o belo estádio do Manchester City, antigo City of Manchester, nome mais simpático do que o atual Etihad Stadium.

Estádio que mereceu a qualificação 4 da Fifa, o Etihad é bem diferente da grande maioria dos palcos do futebol inglês. Inaugurado em 2002, o estádio é bem moderno e fica em um espaço amplo, o que o difere bastante dos tradicionais palcos da Inglaterra, normalmente circundados por ruelas e com construções mais antigas. Isso não quer dizer, claro, que o estádio não seja impactante.

A entrada principal é imponente (foto acima), assim como a recepção. Tudo de primeira. O acesso aos diversos setores é fácil, confortável e os espaços destinados aos bares também é de primeira. E trabalhar no estádio também não é nada mal. A sala de imprensa é confortável, espaçosa e muito bem equipada.

Recepção do estádio, que mais parece a entrada de um hotel luxuoso e...
... detalhe da sala de imprensa: conforto total....
.... assim como o setor de bares, impecável

Quinto maior estádio da Premier League e com a capacidade para receber 47.800 torcedores, o Etihad Stadium é uma pérola moderna, com locais que impressionam os visitantes. Cadeiras super confortáveis, uma área para receber visitantes que mais se parece com um hotel de luxo, cadeiras que permitem aquecimento em épocas de frio em Manchester, uma sala de imprensa de primeiro nível e vestiários espetaculares. Sem falar que um sistema especial permite a passagem de nada menos do que 1.200 torcedores por minuto em todas as entradas.

Um dos setores do estádio onde a confortável cadeira pode ser aquecida... Basta clicar neste botão preto à esquerda...

Planejado para receber, com 80 mil pessoas, as Olimpíadas de 2000, candidatura frustrada, mas erguido para abrigar os Jogos da Comunidade Britânica em 2002, o estádio passou a ser, a partir de 2003 voltado para o futebol. Assim, o então o City of Manchester substituiu o histórico Maine Road, antiga casa do Manchester City. Apesar do pouco tempo de vida, já recebeu jogos imporantantes, como a final da Copa da Uefa de 2008, vencida pelos russos do Zenit contra o Rangers, da Escócia.

A provocação ao rival United, cujo estádio fica em uma região mais afastada do centro da cidade

Visão externa do estádio: impactante

Originalmente o estádio tinha dois anéis com assentos e 38 mil lugares para o Commonwealth Games. Hoje, com um anel a mais e praticamente mais dez mil torcedores em campo. O primeiro gol do novo estádio foi marcado por uma figurinha fácil do futebol inglês, o francês Anelka, no amistoso que terminou com a vitória do Manchester City de 2 a 1 sobre o Barcelona.

Distância curta dos torcedores para o gramado e segurança sempre preservada, assim como...

... no banco de reservas, colado aos torcedores
O recorde de público é recente, registrado em novembro do ano passado, quando o City bateu o Newcastle pela Premier League, diante de 47.408. Hoje, com o City na liderança do campeonato e com um time repleto de estrelas, a ocupação do estádio chega a impressionantes 98,3% em média na Premier League. Além disso, recebe shows de ponta. Entre outros, Coldplay, Red Hot Chilli Peppers, U2 e, claro, o Oasis, já tocaram no local. O City é o time de coração dos irmãos Gallagher, ex-integrantes da banda local.

O mal amado Tevez, em espaço dedicado a ele no vestiário do City

Um espaço mais do que especial do estádio é o vestiário do City. Com tecnologias como uma sala em que os melhores momentos da etapa inicial são editados e apresentados ao técnico da casa e confortáveis espaços dedicados para cada jogador. O caminho que leva os jogadores do vestiário para o gramado também é muito bacana, limpo, espaçoso e impactante ao se aproximar dos torcedores. Gramado que, mais uma vez na Inglaterra, dispensa comentários. Impecável, bem cuidado, perfeito, um estímulo a qualquer jogador e amante do futebol.

Detalhe do vestiário do City, com camisas e vários apetrechos de Silva, Aguero, Hart...

Na Inglaterra, por mais moderno que possa ser um estádio, é difícil não escapar de uma referência histórica. Por isso quase caí para trás quando vi ali, na minha frente, a FA Cup conquistada pelo clube no ano passado, ao lado de camisas tradicionais com as quais o City decidiu e conquistou campeonatos, inclusive a vermelha e preta usada na conquista da FA Cup de 1969 e que inspirou o atual uniforme reserva do clube. Chave de ouro para uma visita a um estádio espetacular.

Com a FA Cup, o troféu do torneio mais antigo da história do esporte

Confira os outros capítulos da série
Capítulo 1 - Craven Cottage, o estádio do Fulham
Capítulo 2 - No Notts County, o clube mais antigo da Inglaterra
Capítulo 3 - Nottingham Forest e o City Ground
Capítulo 4 - Leyton Orient e seu Matchroom Stadium
Capítulo 5 - Wembley, capital mundial do futebol

Capítulo 6 - This Is Anfield
Capítulo 7 - Vendo um jogo da Champions League no Emirates
Capítulo 8 - Onde a FA foi fundada e as regras do futebol, unificadas
Capítulo 9 - Stamford Bridge, um senhor de 135 anos de idade
Capítulo 10 - Old Trafford, o teatro dos sonhos
Capítulo 11 - Carling Cup no Loftus Road, do QPR
Capítulo 12 - Goodison Park e suas únicas histórias
Capítulo 13 - Alessandro, o preparador físico do Nottingham Forest

Comentários

  1. Isso, sim, é uma viagem virtual a um estádio de futebol. Jota, destaco, neste post, o panorama que você oferece ao leitor do moderno estádio do City. Nada ficou de fora no passeio. Do hall de entrada ao gramado, da sala de imprensa às lanchonetes, tudo foi devidamente registrado. Muito bacana! Continuo entusiasta da ideia de tudo isso ir pro papel. Quanto ao post, você disse bem: o futebol inglês e o seu charme têm tudo a ver com palcos antigos e, embora assim, acolhedores. Da mesma forma, porém, quase que num antagonismo, o moderno, o glamouroso, o suntuoso também são bem-vindos no futebol deste belíssimo país. O Etihad Stadium é prova disso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Frederico Jota, como sempre para os amantes do futebol inglês, um post pra se ver e ler mais de uma vez, as fotos q todos querem, lógico, gramado, arquibancada, parte externa, mas isso vemos na tv. A cereja no bolo pra mim são as fotos de vestiários, parte interna de bares e corredores em geral. Mais uma vez parabens pelo belíssimo post, no aguardo pelo próximo, abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário